Abertura da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura - CNL.
O CNL tem como objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários os alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade, divididos em 4 faixas etárias de acordo com os diferentes ciclos de ensino (1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Secundário).
A participação no concurso está aberta às escolas do Continente e das Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), das redes pública e privada que a ele aderirem, através da inscrição de alunos de todos os ciclos de ensino – 1.º ciclo / 2.º ciclo / 3.º ciclo / ensino secundário. Está igualmente aberta aos alunos das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (EPE) da área de influência da Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e aos alunos da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE) do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP).
Cabe ao
Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em colaboração com os seus parceiros, o desenvolvimento do concurso ao longo das suas quatro fases consecutivas:
Fases Escolar e Municipal – Englobam as provas nas escolas / agrupamentos e as provas nas bibliotecas municipais dirigidas aos alunos vencedores da fase escolar (momento anterior). O acompanhamento destas fases é feito pela RBE / Bibliotecas Municipais, respetivamente.
Fase Intermunicipal – Congrega, por cada Comunidade Intermunicipal/Área Metropolitana, os vencedores selecionados na fase anterior em cada um dos seus municípios. O acompanhamento desta fase é da responsabilidade da DGLAB em colaboração com a biblioteca municipal de cada Comunidade Intermunicipal que, nesse ano, acolhe o evento em representação da sua região.
Fase Nacional – Esta fase conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito. Na edição 2021, esta fase conta com a parceria e apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O acompanhamento é da responsabilidade do PNL 2027.